23/06/2010

Homenagem a Senhora Joaquina Olímpia de Jesus

A Escola Municipal Leontina Luciana da Silva homenageia a senhora Joaquina Olímpia de Jesus no seu nonagésimo nono aniversário, no dia 14 de junho, semana de aniversário da cidade de Bandeirantes. A homenageada foi agraciada com um poema de cordel da sua trajetória de vida, feito pelo professora cordelista Rosalva Ferreira de Souza Oliveira e proclamado na ocasião pela professora Juçara Rodrigues Nunes.

Poema de cordel

Uma grande mulher
Autora: Professora Rosalva Ferreira de Souza Oliveira
Foi em 06 de maio de 1911
Que dona Olímpia deu a luz
A essa grande mulher
Joaquina Olímpia de Jesus

Em Serrita Estado do Pernambuco
Que nossa querida Joaquina nasceu
Tempo de seca e trabalho na roça
Uma infância difícil ela viveu

Para tirar o leite das cabras
Ela levantava bem cedinho
Ali mesmo misturava com farinha
E comia ainda quentinho

Casou-se com Marcelino
Mas a vida continuou dura
A alimentação era base de feijão de vara
Arroz quando tinha era mistura

Buscando água chorada da cacimba
Joaquina nunca perdeu a fé
Teve seus três queridos filhos
São eles, Manuel, Maria e José

Chuva lá em Serrita era difícil
A água do céu quase não vinha
Quando chovia o ano era de fartura
E da mandioca se fabricava a farinha


Como se não bastasse às dificuldades
Que dona Joaquina tinha sofrido
Deixando-a sozinha com as crianças
Deus pra sempre levou seu marido

Mesmo sem perspectivas de vida
Dona Joaquina precisava lutar
Com os filhos ainda pequenos
A irmã e o cunhado ela decidiu acompanhar

E num caminhão pau-de-arara
Coração tomado pelo desgosto
Depois de quinze dias de viagem
Chegou ao sul do Mato Grosso

Durante este percurso
A sorte não quis ajudar
Com o caminhão quebrado em Goiás
Oito dias tiveram que esperar

Foram dias muito difíceis
Que ela precisou suportar
O caminho era longo
E nem banho podia tomar

E nessa longa viagem
Se sobrinho adoeceu
E quando chegaram a Terenos
O menino faleceu

E trabalhando em fazendas
Muitas vezes precisou mudar
O que ganhava era pouco
E mal dava pra alimentar

Já com três anos em nosso Estado
Superando todas as dificuldades
A nossa querida Joaquina
Veio morar em nossa cidade

Morando em casa de pau-a-pique
Continuou a trabalhar
Pois, essa grande mulher
Tinha muitos sonhos para realizar

Na roça plantou o arroz e o feijão
Colocou porco para engordar
E foi com a venda da banha
Que sua chácara conseguiu comprar

Pernambuco ficou pra trás
Lá não conseguiu voltar
O sonho de aprender a ler
Também não pode realizar

Hoje ela vive com seus netos
E tem na vida grandes paixões
Levantar antes do nascer sol
Pra cuidar das criações

Por ser uma católica praticante
Às vezes tem reclamado
Tem saudade das procissões
E do terço cantado

Aqui perdeu seus dois filhos
Momentos de muita dor
Mas Deus multiplicou sua família
Com prova de seu amor

Deu a ela 14 netos
Que não parou de multiplicar
Deles nasceram 22 bisnetos
Pra sua vida alegrar

Hoje com seus 11 tataranetos
Há 34 anos aposentada
Esta esperando seu centenário
É feliz e não deseja mais nada

Forte como seu pé de cedro
Que há 53 anos plantou
Agradecemos com o maior carinho
A lição que nos ensinou

Com essa lição de vida
Eu muito aprendi
Nossa cidade é feliz
Tenho orgulho de ser daqui.

10/06/2010

Escola realiza formação da Maleta do professor

Com o objetivo de refletir sobre as práticas do ensino da leitura e da escrita com foco em gêneros textuais, a escola realizou no período de fevereiro a abril de 2010 a formação da maleta do professor “Olimpíada de Língua Portuguesa – escrevendo o Futuro”. Este trabalho proporcionou um pensar sobre o fazer pedagógico que vem sendo desenvolvido em sala com nossos alunos, com relação a produção de textos, e subsidiará o professor na participação da II Olimpíada de Língua Portuguesa.

08/06/2010

Festa Junina


No dia 08 de julho de 2010, foi realizada a festa julina da escola. Nesta data as crianças apresentaram danças típicas e participaram de brincadeiras, coordenadas pelos professores.








08/03/2010

Livro de receitas "Plantas Medicinais"
2º ano "vespertino"

Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre plantas que melhoram a a saúde das pessoas, os jovens estudantes pesquisaram, leram, tiraram dúvidas e ao final produziram um lindo livro com receitas de plantas medicinais. Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a língua ao mesmo tempo em que cultivavam suas plantas. Com a ajuda de seus familiares trouxeram para a escola as informações sobre a utilização da planta cultivada e discutiram as informações e a estrura do gênero com o qual estavam trabalhando. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura os pequenos concretizaram o sonho de lançamento do livro e  tiveram a oportunidade de apresentar e entregar a seus pais um exemplar do livro.

Dezembro/2009

11/12/2009

Os professores desta escola primam por uma educação de qualidade, pensando cada vez mais em uma aprendizagem significativa, criam estratégias para auxiliar seus alunos no processo de ensino e aprendizagem e são cada vez mais apaixonados pela educação.
Vamos conhece-los?
Marinalva
Geni
Rosa
Zeneide
Édina
Rosalva
Marina
Pablo

26/11/2009


A escola Leontina agora tem PDE
 (Plano de desenvolvimento da educação)

Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.


Com o PDE, o Ministério da Educação pretende mostrar à sociedade tudo o que se passa dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula para beneficiar a criança, não se conseguirá atingir a qualidade que se deseja para a educação brasileira. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade no processo.

O Compromisso Todos pela Educação deu o impulso a essa ampla mobilização social. Outra medida adotada pelo governo federal é a criação de uma avaliação para crianças dos seis aos oito anos de idade. O objetivo é verificar a qualidade do processo de alfabetização dos alunos no momento em que ainda é possível corrigir distorções e salvar o futuro escolar da criança.
A alfabetização de jovens e adultos também receberá atenção especial. O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo MEC para atender os brasileiros com dificuldades de escrita e leitura ou que nunca freqüentaram uma escola, recebeu alterações para melhorar os resultados. Entre as mudanças estão a ampliação de turmas nas regiões do interior do país, onde reside a maior parte das pessoas sem escolaridade, e a produção de material didático específico para esse público. Hoje, há poucos livros produzidos em benefício do público adulto que está aprendendo a ler e a fazer cálculos.
A criação de um piso salarial nacional dos professores — mais de 50% desses profissionais ganham menos de R$ 800 por 40 horas de trabalho —; a ampliação do acesso dos educadores à universidade; a instalação de laboratórios de informática em escolas rurais; a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa, nos moldes da Olimpíada de Matemática; a garantia de acesso à energia elétrica para todas as escolas públicas; as melhorias no transporte escolar para os alunos residentes em áreas rurais e a qualificação da saúde do estudante são outras ações previstas no PDE.
Na educação profissional, a principal iniciativa do plano é a criação dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, destinados a funcionar como centros de excelência na formação de profissionais para as mais diversas áreas da economia e de professores para a escola pública. Os institutos serão instalados em cidades de referência regional, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das comunidades próximas e a combater o problema da falta de professores em disciplinas como física, química e biologia.
O PDE inclui metas de qualidade para a educação básica, as quais contribuem para que as escolas e secretarias de Educação se organizem no atendimento aos alunos. Também cria uma base sobre a qual as famílias podem se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O plano prevê ainda acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino.
Para que todos esses objetivos sejam alcançados, é necessária a participação da sociedade. Tanto que ex-ministros da Educação, professores e pesquisadores de diferentes áreas do ensino foram convidados a contribuir na elaboração do plano. Para se resolver a enorme dívida que o Brasil tem com a educação, o PDE não pode ser apenas um projeto do governo federal. Tem de ser um projeto de todos os brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social